Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Dicas simples para buscar uma vida mais saudável

Postado em 07/08/2019



1. Em busca do sono perfeito.

Ir para a cama sempre no mesmo horário faz muita diferença na qualidade do sono, senão o cérebro fica em estado de alerta, dificultando emplacar uma sequência de noites repousantes. Experimente também desligar os aparelhos eletrônicos e evitar bebidas estimulantes uma ou duas horas antes de dormir.

 

2. Em busca de mudanças de hábito.

É possível, sim, driblar as dificuldades e se engajar no compromisso de comer melhor e fazer exercícios físicos regularmente. A principal razão para não transformar os planos em ações é que, na maioria das vezes, a pessoa faz um planejamento dentro de um mundo ideal. Quando, na verdade, na vida real, as coisas dependem de etapas e esforços para que possam acontecer.

Comece buscando metas exequíveis, acordar mais cedo alguns dias por semana para aproveitar melhor o dia é uma delas.

 

3. Em busca de boas escolhas.

Do ponto de vista nutricional, existem várias escolhas que permitem uma vida com menor risco de doenças, previnem complicações clínicas, resultam em maior longevidade e, ao mesmo tempo, trazem o prazer, o sabor, o apetite e o bem-estar. Seja equilibrado, coma de tudo, sem exageros. Comida saudável não é comida sem sabor, ela sempre pode ser incrementada com temperos, combinações de alimentos e experimentação. Reserve tempo para as refeições em família, divirta-se comendo, não creia em modismos e busque orientação com médicos especializados.

 

4. Busque exercitar-se.

Não é segredo: entre as mudanças possíveis em busca de mais energia, força e bem-estar, a adoção e manutenção de um estilo de vida ativo não ficam fora de nenhuma lista de propósitos. Não existe atividade ideal. Diferentes combinações geram benefícios semelhantes.

Por isso, a recomendação é se entregar a práticas que estimulem os sistemas cardiovascular e muscular, com treinos de força e de potência. Se elas forem feitas em grupo, em condições de baixo risco de lesão e alto nível de divertimento, é muito, mas muito, melhor.

 

5. Busque os seus propósitos.

Perceber que sua vida tem sentido faz toda diferença para a saúde física e mental. Há estudos comprovando uma maior longevidade entre pessoas que se sentem participativas, seja numa carreira bem-sucedida ou se envolvendo na educação dos filhos ou netos. Outro ponto importante é “apagar os incêndios emocionais”. Por exemplo, se dermos atenção aos sinais que antecedem uma explosão de raiva, poderemos mudá-la para um rumo mais construtivo, escolhendo como reagir e melhorar significativamente nossa qualidade de vida emocional.

 

O ASSIM SAÚDE curte práticas para que você tenha uma vida mais leve.